Chocolate, Qual A Diferença Entre Amargo, Ao Leite E Branco?

377

Que tal a gente enteder a diferença entre os chocolates? O cacau é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central até a região tropical da America do Sul, sendo o principal componente do chocolate.

Além do mais, o chocolate é considerado um ingrediente muito poderoso para nossa saúde, graças à sua concentração de cacau. Porque, ele é repleto de nutrientes como manganês, cobre, magnésio, ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas A, D, E, além das do complexo B. Ainda é rico em polifenóis, substâncias consideradas anti–oxidantes, com potencial de melhora do sistema imunológico, cardiovascular e do perfil lipídico, ou seja, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), só pode ser classificado como chocolate o produto preparado com cacau e açúcar, com adição ou não de outros componentes alimentares.

Veja mais detalhes entre eles no post abaixo.

A vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai conseguir.

-Tom Hanks

Ir Para a Seção

  1. Chocolate Amargo
  2. Chocolate Ao Leite
  3. Chocolate Branco

Chocolate Amargo

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

De todos os tipos, o  amargo é o mais forte em termos de sabor, adstringência e amargor. A razão para isso é que o amargo tem maior concentração de cacau. 

Ao contrário do chocolate ao leite, o cacau do chocolate amargo não é substituído pelos sólidos de leite e por maiores quantidades de açúcar. 

O principal ingrediente do chocolate amargo é o licor de chocolate, que é composto por  manteiga de cacau e também por sólidos de cacau. 

Adicionalmente, açúcar, lecitina e muitas vezes aromatizantes também são componentes do chocolate amargo. Quanto maior o teor de cacau, mais amargo e menos açúcar, ou seja, mais puro e nutritivo.

Chocolate Ao Leite

Chocolate

O chocolate ao leite representa uma ampla categoria que inclui chocolates de alta e baixa qualidade, produzidos em massa. O chocolate ao leite contém os mesmos ingredientes que o chocolate amargo, sendo utilizado da mesma forma.  Entretanto, suas proporções são diferentes. 

Leva menos massa de cacau, tem mais manteiga e maior concentração de açúcar, responsáveis pela textura cremosa e sabor adocicado, além de  leite em pó para chegar à cor marrom clara. 

No entanto, uma consideração é que a alta proporção de açúcar e sólidos do leite geralmente significa que há menos manteiga de cacau, consequentemente, é pobre em nutrientes e interfere na obtenção de uma superfície brilhante e textura quebradiça, como a que se obtém  ao utilizar o chocolate amargo, no acabamento de sobremesas.

Chocolate Branco

Você sabia que o chocolate branco não é considerado verdadeiramente um chocolate  por muitos confeiteiros?

Como ele contém apenas leite, açúcar e manteiga de cacau, e não leva a massa de cacau, que é o que dá o sabor do chocolate, como nos chocolates amargo e ao leite,  acaba sendo considerado por muitos um subproduto do cacau,  usado em recheios e coberturas. 

Entretanto, conforme Resolução da ANVISA, nº 264, de 2005, que diz:

2.1. Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. 

2.2. Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. 

Portanto, no Brasil,  chocolate branco é chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau.

O chocolate branco tem muito mais açúcar e gordura em sua composição, o que  não acrescenta nenhum benefício à saúde.

Mesmo assim, a produção de chocolate branco de qualidade vem crescendo e compartilhando um nicho de um mercado ainda pequeno. 

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha ajudado você a melhorar suas habilidades na confeitaria. Para saber mais, dê uma olhada em Crème Brûlée: Como Fazer Em Casa Com Perfeição.

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.