Tipos De Açúcar, Quais São Os Principais?

301

Para adoçar inúmeras receitas de sucos, chás, cafés, bolos e doces existem diversos tipos de açúcar. O açúcar mais utilizado pelos brasileiros é o refinado, mas também há opções mais naturais ou mais artificiais. Mas, qual podemos usar? Qual é o melhor indicado? Qual é o mais saudável? Vamos checar isso agora comigo!

A vida é como uma xícara de chá, o açúcar está todo no fundo!

-Julia Ward Howe

Ir Para a Seção

  1. Sobre o Açúcar
  2. Tipos De Açucar

Sobre o Açúcar

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

Seja em alimentos processados, frutas cruas ou no café da manhã, comemos açúcar quase todos os dias. 

Os açúcares são carboidratos simples que incluem glicose e frutose, encontrados em frutas e mel, e lactose, que vem do leite. Mas o açúcar mais comum na culinária é a sacarose, também conhecida como açúcar de mesa.

A sacarose é produzida por plantas durante a fotossíntese e contém uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. Além do mais, a sacarose possui um nível moderado de doçura, forma cristais facilmente e tem uma forte afinidade com a água, tornando ideal para cozinhar e assar.

A maior parte da sacarose disponível comercialmente vem da cana-de-açúcar  e cerca de 30% do açúcar refinado do mundo vem da beterraba sacarina. Como o açúcar refinado é cerca de 99,85% de sacarose, os fabricantes raramente anunciam se o açúcar é originário da beterraba ou da cana-de-açúcar. 

Nas receitas de um modo geral, os açúcares de todos os tipos desempenham um papel importante.

Nas massas, os açúcares enfraquecem a estrutura, melhoram a maciez, afastando a umidade do glúten e inibem o seu desenvolvimento. Então, essa capacidade de atrair e reter água é conhecida como função higroscópica do açúcar.

Essa função também atua como conservante às massas, pois regula as bactérias a umidade de que elas necessitam para crescer dentro das  preparações.

Tipos De Açucar

Existem vários tipos de açúcar, que variam de acordo com a sua origem e processo de fabricação, adquirindo características nutricionais diferentes. Vamos conhecer agora 7 tipos de açúcar para ajudar você na cozinha.

Tipos De Açúcar

Açúcar Granulado

O açúcar granulado também conhecido como açúcar de mesa, é um açúcar branco com cristais de tamanho médio que teve todo o melaço removido, tornando-o 99,85% de sacarose. É o tipo mais comum de açúcar usado na confeitaria. 

Açúcar De Confeiteiro

Açúcar de confeiteiro é  branco extremamente fino com uma textura macia e em pó, não granular. Senso assim, durante a sua fabricação adiciona-se amido, para que os grãos não voltem a se unir novamente. É usado para fazer glacê e peneirado sobre suflês e crepes.

Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo é obtido a partir do cozimento da calda da cana-de-açúcar mantendo boa parte de seus nutrientes. Por não ser refinado, também possui grãos maiores e mais escuros,  e  possui um sabor bem parecido com o da cana-de-açúcar.

Açúcar Demerara

O açúcar demerara é parecido com o  mascavo e se diferencia por passar por um leve processo de purificação e refinamento, mas sem a utilização de aditivos químicos. Ele também mantém os minerais presentes da cana-de-açúcar e  possui um sabor mais ameno que o açúcar mascavo.

Açúcar Granulado

O xarope simples ou simple syrup é feito de açúcar granulado fervido com água para fazer um líquido  ideal para coquetéis. O xarope simples tende a ter uma coloração amarelada pela pequena quantidade de impurezas.

Açúcar Orgânico

O açúcar orgânico tem as mesmas calorias do comum, mas preserva os nutrientes presentes na cana de açúcar. A diferença principal é que durante a produção do açúcar orgânico não são utilizados ingredientes artificiais, fertilizantes químicos ou defensivos agrícolas. Esse tipo de açúcar também se diferencia por não ser refinado, tendo um formato mais grosso e mais escuro.

Açúcar Light

O açúcar light é obtido a partir de uma mistura entre o açúcar refinado e adoçantes artificiais ou naturais, como ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, fazendo com que o produto final tenha um poder adoçante maior que o açúcar comum, mas com menos calorias.

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha melhorado suas habilidades em confeitaria. Para saber mais, dê uma olhada em Crème Brûlée: Como fazer em casa com perfeição.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.