Crème Brûlée: Como Fazer Em Casa Com Perfeição.

1.4K

Cinco ingredientes simples – leite, creme, baunilha, ovos e açúcar – compõem uma sobremesa rica, elegante e fácil de fazer em casa. O Crème Brûlée, é um pudim cremoso com açúcar crocante queimado por cima e notas de baunilha.

Também conhecido como “Trinity Burnt Cream” ou “Crema Catalana”, a origem do Crème Brûlée ainda é uma disputa não resolvida entre Grã-Bretanha, Espanha e França. Mesmo assim, é uma das sobremesas mais populares no mundo.

Para mim, todos os utensílios de cozinha são úteis e nada é superestimado. Quando olho para minha pequena máquina de café expresso, não vejo café. Eu vejo uma válvula fumegante como uma oportunidade para fazer um incrível Crème Brûlée.

-Grant Achatz – Chef americano & restaurateur

Ir Para a Seção

  1. Qual A Origem Do Crème Brûlée?
  2. Maçarico Vs. Grill: Qual A Melhor Opção Para Carameliza?
  3. Crème Brûlée: 13 Dicas Essenciais Para Uma Sobremesa Perfeita.
  4. Creme Brûlée Perfeito Em 13 Etapas Fáceis

Qual A Origem Do Crème Brûlée?

A origem do Crème brûlée ainda é uma questão controversa, já que Inglaterra, Espanha e França afirmam ser os criadores desta sobremesa tradicional.

A nomenclatura do creme queimado provavelmente decorre dos primeiros métodos de preparo.

Antigamente era comum usar um ferro de metal quente que estampava e queimava o topo da sobremesa, enquanto hoje, para caramelizar o açúcar, é comum usar um maçarico ou a grelha de forno.

No século 17, os britânicos costumavam queimar o brasão do Trinity College em cima de sobremesas com um ferro quente. Ainda hoje, eles se referem ao Crème brûlée como Trinity Burnt Cream. Além da prática não ser mais utilizada, os ferros permanecem expostos na escola.

Os espanhóis têm sua versão chamada Crema Catalane. Eles afirmam que a sobremesa surgiu na região da Catalunha no século XVIII.

No entanto, os franceses ainda têm os argumentos mais convincentes para reivindicar como criadores do crème brûlée, popularizado no século XIX na França.

A primeira receita impressa chamada “Crème Brûlée”, semelhante às versões modernas, é da edição de 1691 do livro de receitas francês “Le Cuisinier Royal et Bourgeois”, de François Massialot, cozinheiro do Palácio de Versalhes.

Apesar das alegações sobre o assunto, o Crème Brûlée continua sendo uma das sobremesas mais desejadas e populares do mundo.

Maçarico Vs. Grill: Qual A Melhor Opção Para Caramelizar?

Sabe aquela crosta marrom-dourada em cima do creme? É o resultado de uma fonte de calor direta e intensa – brûlée.

Brûlée é um termo francês que significa “queimado, caramelizado com fogo.”

Atualmente, existem duas maneiras para caramelizar a cobertura, podendo ser um maçarico ou o grill do forno. Basta saber qual melhor opção se adapta a você.

Maçarico

Maçarico

O maçarico é a ferramenta preferida dos profissionais de cozinha para caramelizar sobremesas. Esse equipamento, fornece uma chama direta, ajustável e que queima rapidamente o açúcar ou outros ingredientes de sobremesas.

Disponível em lojas ou plataformas online de equipamentos de cozinha, o maçarico é fácil de utilzar, mas requer cuidados e um pouco de prática.

Ao acender, posicione a chama em torno de 5 cm da superfície da sobremesa. O ponto de caramelização vai depender da sobremesa, do gosto do cozinheiro ou do tipo de ingrediente a ser queimado.

O importante, é ter cuidado durante o manuseio, seguindo sempre as instruções do fabricante. Importante ressaltar que apesar de ser uma ferramente pequena (+/- 15cm) o que torna fácil de carregar, não é permitido transportar em aviões, mesmo que esteja completamente vazio e na bagagem despachada.

Por isso, ao adquirir o seu, nunca leve em viagens aéreas ou ficará sem seu precioso maçarico.

Grill

A resistência superior ou grill do forno consegue o mesmo efeito; no entanto, exigirá mais cuidado e um olhar atento, já que estará dentro do forno, longe do alcance de seus olhos, podendo queimar demais o açúcar em questão de segundos.

É uma boa opção se você quiser servir dezenas de creme brulee ao mesmo tempo, enquanto o maçarico carameliza uma sobremesa de cada vez.

Porém, seu uso é bem simples. Aqueça na configuração mais alta e coloque o crème brûlée já com o acúcar polvilhado por cima. Dê alguns segundos para a crosta começar a borbulhar e observe atentamente até caramelizar por completo.

Crème Brûlée: 13 Dicas Essenciais Para Uma Sobremesa Perfeita

Crème Brûlée
Crème Brûlée
  1. Evite estragar a preparação: Quebre os ovos individualmente em tigelas (mixing bowl) pequenas antes misturar com outros ingredientes. Um ovo ruim pode estragar toda a preparação.
  2. Ovos à temperatura ambiente: Deixe os ovos à temperatura ambiente antes de misturar aos ingredientes. Ovos gelados podem coalhar quando misturados com outros ingredientes quentes calor.
  3. Tempere as gemas: As gemas coagulam entre 65º – 70ºC. Para evitar isso, misture cerca de 1/3 do creme de leite e leite aquecidos às gemas. Dessa forma, você estará “temperando” as gemas com o líquido quente, evitando um choque térmico e igualando suas temperaturas, para depois estar incorporando todos ingredientes.
  4. Prefira o açúcar mascavo: O açúcar mascavo dá um sabor rico à sobremesa, enquanto o açúcar refinado poderá queimar facilmente.
  5. Bata delicadamente: Bater demais os ingredientes introduzirá muito ar, comprometendo a textura final da sobremesa. Basta combinar todos os ingredientes até sua homogeneização.
  6. Prefira usar fava de baunilha: Os aromatizantes de baunilha disponíveis no mercado são feitos de lignina, um composto químico da madeira. A fava da Baunilha, é uma pequena vagem obtida da orquídea Vanilla planifólia, nativa do México. A especiaria mais vendida no mundo é cortada longitudinalemte e suas minúsculas sementes são raspadas e incorporadas à outros ingredientes. A vagem não é descartada. Ela também é misturada ao líquido quente para extrair o máximo de seu sabor.
  7. Verifique o frescor da baunilha: As melhores favas de baunilha são flexíveis de cor castanho-escura. Se você conseguir fazer um pequeno nó na vagem, é sinal de frescor, e por dentro estará macio e suculento.
  8. O autêntico Crème Brûlée: Passe o creme já com todos os ingredientes por uma peneira de malha fina (chinoy) antes de colocá-lo em ramequins. Os únicos componentes sólidos que podem passar pela peneira são as sementes de baunilha se acomodando no fundo dos ramequins. Quando você experimentar e ver as pequenas sementes pretas de baunilha, é um sinal de que está comendo um autêntico Crème Brûlée.
  9. Prepare com antecedência: É a sobremesa perfeita para fazer com antecedência, mantendo na geladeira coberta com filme plástico até dois dias antes de servir. Quando for a hora da sobremesa, adicione o açúcar mascavo e caramelize.
  10. Ponto Nappé : Na culinária francesa ponto nappé é o termo dado ao cozimento de um creme que adquire uma textura cremosa e densa. Para saber se o crème brûlée atingiu o ponto certo, mergulhe uma colher no creme e, ao passar o dedo nas parte de trás da colher, o “rastro” formado por seu dedo terá que se manter.
  11. Evite rachaduras no creme: Usando um método de banho-maria, o creme cozinha uniformemente a uma temperatura constante, garantindo que não haja uma rápida expansão do calor que possa formar uma crosta na parte superior e rachar antes de estar totalmente cozido. O vapor sobe à medida que a água aquece, ajudando a evitar que o topo do creme fique muito seco.
  12. Água para banho-maria: Encha a assadeira com água quente até atingir a metade das laterais dos ramequins, transferindo o calor para o creme delicadamente, o que evita que o creme coalhe.
  13. Servindo o Crème Brûlée: Depois de caramelizar o açúcar, deixe a sobremesa descansar por cinco minutos antes de servir, para que a crosta endureça e os ramequins esfriem.

Creme Brûlée Perfeito Em 13 Etapas Fáceis

Neste tópico, você aprenderá a fazer um Crème Brûlée perfeito em casa.

Agora, mãos à obra! 😋

Crème Brûlée

Para um Crème Brûlée perfeito, use produtos de alta qualidade, frescos, siga os passos da receita e deixe descansar de preferência durante a noite na geladeira.
Servings 4
Prep Time 30 minutes
Cook Time 30 minutes
Resting Time 4 hours
Total Time 5 hours

Equipment

  • 1 Faca para legumes ou frutas
  • 4 Ramekins 170 ml
  • 1 Copo medidor Opcional
  • 1 Tigela redonda – Mixing bowls
  • 1 Batedor de ovos – Fouet
  • 1 Peneira – Chinoy
  • Maçarico Opcional
  • 1 Assadeira
  • 1 Panela pequena
  • 1 Tábua de corte
  • 1 Pano de Prato

Ingredients

  • 6 unidade Gemas de ovos
  • 375 ml Creme de leite
  • 125 ml Leite
  • 75 g Açúcar
  • Açúcar mascavo Para caramelizar
  • 1 unidade Fava de Baunilha Substitua por 1 a 2 colheres de chá de extrato de baunilha

Instructions

  • Preaqueça o forno a 150ºC e aqueça a água para o banho-maria.
  • Misture e aqueça em fogo baixo o leite e o creme de leite, na panela pequena.
  • Corte a baunilha longitudinalmente e raspe as sementes. Juntamente com a fava, adicione as semenetes ao leite e creme de leite.
  • Traga o leite, creme de leite e baunilha para o ponto de fervura. Deslige o fogo e deixe a mistura infundir.
  • Em uma tigela redonda, adicione o açúcar de uma só vez sobre as gemas e bata até a cor ficar amarelo claro. Cerca de 2 min. Isso evita que a sobremesa fique com um gosto de ovo marcante.
  • Tempere as gemas batidas, despejando cerca de ⅓ do líquido quente. Em seguida, despeje todo o líquido e combinar bem.
  • Passe mistura pela peneira e coloque no copo medidor.
  • Divida a mistura uniformemente, cerca de 2/3 do volume total dos ramekins.
  • Coloque o pano de prato na assadeira. Disponha os ramequins sobre o pano de prato, para evitar que escorreguem na assadeira e leve ao forno. Encha com água fervente até a metade dos lados dos ramequins.
  • Cozinhe em torno de 30 min ou até que o centro dos cremes estejam um pouco estável.
  • Retire do forno e transfira os ramequins para uma travessa. Deixe esfriar por cerca de 1 hora.
  • Cubra os ramequins com filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até 2 dias.

Para servir

  • Polvilhe uma camada de açúcar mascavo e caramelize com maçarico ou no forno.
  • Espere 5 minutos antes de servir para esfriar os ramekins e deixar que a crosta do açúcar endureça.

Notes

Crème Brûlée é uma daquelas sobremesas estilosas que parecem difíceis de fazer. Não se intimide!! Na verdade, é fácil de dominar e simples de fazer.
Após caramelizar a fina camada de açúcar, espere alguns minutos para a crosta endurecer.
Ao bater a colher em cima da crosta e ouvir o estalo do açúcar quebrando, saberá que está no ponto certo. Essa é a assinatura do Crème Brûlée!!
Espero que este artigo tenha ajudado você a melhorar suas habilidades de confeitaria. Para saber mais, dê uma olhada em Cheesecake: Como Fazer Uma Sobremesa Clássica Nova-Iorquina
Author: Paulo Daumas
Course: sobremesa
Cuisine: Francesa
Keyword: Acúcar, Baunilha, Caramelizado, Creme, Ovos, Sobremesa

Você Fez Esta Receita?

Por favor, deixe-me saber se essa receita deu certo para você! Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.