Produção de Massas, Qual É O Papel Do Açúcar, Manteiga, Farinha, Fermento E Ovos.

178

Cada etapa na produção de massas para diversos produtos, dependem exclusivamente de cada ingrediente, como açúcar, manteiga, farinha, fermentos e ovos.

Massas representam uma diversidade enorme de produtos, dentre eles, pastas (macarrão), pães, bolos e pizzas se destacam. Essa variedade é um verdadeiro prato feito para o consumidor e uma excelente oportunidade para os cozinheiros que querem se destacar no campo da culinária! Sendo assim, conhecer melhor como funciona a produção de massas torna-se extremamente atrativo. Mas será que você, cozinheiro, conhece uma das peças chave para a confecção de massas e está atento a todos os fatores que podem influenciar no seu produto final? Além disso, será que você entende como os ingredientes atuam durante a Produção de Pães, Bolos e Biscoitos?

Neste post você vai entender mais em detalhes sobre a produção de massas e qual é o papel do açúcar, manteiga, farinha, fermento e ovos? É só continuar lendo!

Uma festa sem bolo é na verdade apenas um encontro.

-Julia Child

Pular Para a Seção

  1. Desenvolvimento E Expansão Da Massa
  2. Mantendo O Dióxido De Carbono À Massa
  3. Gelatinização Do Amido
  4. Coagulação Das Proteínas
  5. Evaporação
  6. O Derretimento Das Gorduras
  7. Coloração E Formação Das Crostas

Desenvolvimento E Expansão Da Massa

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

A produção de dióxido de carbono é produzida pela adição de leveduras, fermento em pó ou bicarbonato de sódio, fazendo com a massa se expanda. 

O ar que é incorporado durante o processo de mistura da massa também contribui para a formação dos gases. Quando a massa é exposta ao calor, a umidade dentro dela transforma-se em vapor, produzindo mais dióxido de carbono que é liberado na massa fazendo com que cresça ainda mais. 

Mantendo O Dióxido De Carbono À Massa

Ovos ou glúten são cruciais para manter o dióxido de carbono na massa dando uma consistência leve e arejada. As proteínas dos ovos e glúten se entrelaçam, fazendo com que a massa possa ser esticada, trabalhada e ao mesmo tempo, reter o dióxido de carbono e vapor. Sem essas proteínas, os gases em desenvolvimento escapariam e a massa não cresceria.

Gelatinização Do Amido

Quando a temperatura atinge 60ºC os amidos presentes na massa começam a gelatinizar. Esse processo faz com que os amidos absorvam o excesso de umidade, inchem e endureçam. Esta ação de solidez fornece a estrutura necessária às massas.

Coagulação Das Proteínas

Produção de Massas

Quando a temperatura atinge 75ºC, as proteínas presentes na farinha e nos ovos começam a coagular e a estrutura final do bolo é formada. Se as proteínas coagularem antes que os gases tenham se expandido totalmente, devido a alta temperatura do forno, o produto final não irá crescer. 

Se a mistura for cozida a uma temperatura insuficiente, os gases irão evaporar antes que as proteínas tenham coagulado o suficiente, resultando em um produto fino e resistente, ou seja, uma “massa solada.”

Evaporação

Durante todo o processo, a umidade irá evaporar uniformemente, dependendo da temperatura do forno  e do método de cozimento usado. Esse vapor ajuda a dar volume aos produtos e auxilia na formação da cor das crostas. 

O Derretimento Das Gorduras

Diferentes gorduras terão diferentes pontos de fusão e, portanto, liberam umidade e se dispersam. A presença de gordura, como  a manteiga,  irá umedecer e amaciar as preparações. 

Coloração E Formação Das Crostas

Uma crosta se forma quando a umidade evapora da superfície da massa ao ser exposta ao calor do forno. À medida que a superfície seca, o calor e o vapor reagem com o amido transformando-o em açúcar que carameliza e ganha cor. Este processo é chamado de dextrinização. A proteína da farinha também se converte em um estado caramelizado, um processo conhecido como Reação Maillard.

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha melhorado suas habilidades culinárias. Para saber mais sobre, dê uma olhada em Qual A Diferença Entre Manteiga Comum, Ghee E Manteiga Clafiricada?

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok. E fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.