Baunilha, Como Utilizar?

422

A baunilha é uma especiaria altamente aromática derivada da orquídea Vanilla. Nativa da região de Veracruz, no México, era somente encontrada no México e na América Central até ser cultivada com sucesso fora dessas regiões. 

Altamente valorizada por seu sabor, a baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo. Existem três variedades a planifolia, tahitensis e pompona. A mais comum é a planifolia, mais conhecida como Baunilha Bourbon de Madagascar.

Ela é usada em panificação comercial e doméstica, para a produção de doces e cosméticos. Ela pode ser comercializada como fava, extrato ou essência. 

As vagens de baunilha passam por secagem em estufas ou sol, para depois serem comercializadas. Entretanto, são os grãos da vagem da planta responsáveis pelo sabor e aromas únicos da especiaria. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural fazendo com que os frutos fiquem pretos e com perfume concentrado.  Porém, durante o preparo das receitas,  a vagem não é descartada. Ela também é misturada ao líquido quente para extrair o máximo de seu sabor. Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

A vida seria um sorvete de baunilha sem sabores de individualidade.

-Heather King

Ir Para Seção

  1. A Fava de Baunilha

A Fava de Baunilha

Baunilha

A fava de baunilha estará fresca se ainda estiver flexível e com cor castanho-escura. Se você conseguir fazer um pequeno nó na vagem, é sinal de frescor, e por dentro estará macia e suculenta.

Para retirar o extrato de baunilha, esmaga-se a vagem seca, que depois é misturada em álcool 

Devido ao seu alto custo, a maioria dos produtos comerciais com sabor de baunilha são aromatizados com essência de baunilha, um produto sintético de lignina, obtido a partir de álcool coniferílico, uma substância presente na madeira dos pinheiros.

O uso de vagem, extrato ou essência de baunilha,  vai depender do quanto que você está disposto a gastar e como irá utilizá-la. 

O autêntico Crème Brûlée é feito utilizando a vagem natural de baunilha, se você observar pequenas sementes pretas na sobremesa, saberá que está provando a verdadeira receita. 

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha ajudado você a melhorar suas habilidades na cozinha. Para saber mais, dê uma olhada em Crème Brûlée: Como Fazer Em Casa Com Perfeição.

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok e fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.