Quais São As Regiões Vinícolas Brasileiras?

318

A produção de vinho vem ganhando, a cada ano, mais força no Brasil. A especialização de vinícolas de diversas regiões do país tem mostrado ótimos resultados, com vinhos nacionais produzidos nas regiões vinícolas brasileiras.

O Brasil, que cobre 48% da América do Sul, possui cerca de 82.000 hectares de vinhedos no país. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o Brasil produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de uvas frescas, sendo que 2 milhões de hectolitros se transformam em vinho. O Brasil ainda exporta 38 mil hectolitros de vinho e importa 1,2 milhão de hectolitros com 2 litros de consumo per capita anualmente.

A viticultura foi introduzida no Brasil em 1532, quando os portugueses trouxeram videiras e plantaram em São Paulo. No entanto, a vinificação foi um desenvolvimento gradual até a década de 1970, quando as marcas globais Moët & Chandon e Bacardi investiram em vinícolas em todo o país, trazendo com eles conhecimento e experiência que ajudaram a lançar o Brasil como um país produtor de vinho de sucesso emergente na atualidade.

Devido às suas dimensões continentais com diferentes climas e solos, o Brasil é o único país do mundo capaz de produzir vinhos de 3 formas através da viticultura tradicional, tropical e de inverno.

Uma garrafa de vinho contém mais filosofia do que todos os livros do mundo.

– Louis Pasteur

Você também pode assistir a esse e outros Originais GA exclusivos no Youtube.

Ir Para a Seção

  1. Viticultura De Inverno
  2. Viticultura Tradicional
  3. Viticultura Tropicial

Viticultura De Inverno

A viticultura de inverno ocorre principalmente em São Paulo e Minas Gerais. Do mesmo modo, a produção de vinhos finos nesses estados está localizada a uma altitude de 600 a 1200 m com temperatura média de 19ºC.

Por essa razão, os vinicultores fazem duas podas no mesmo ano para estender a época de colheita das uvas ao inverno seco, permitindo assim produção de vinhos de alta qualidade.

Os vinhos de inverno apresentam cor intensa e um elevado teor de compostos fenólicos totais, que se mantêm  constantes ao longo do seu envelhecimento.

Os vinhos jovens de inverno são ricos em aromas frutados, florais, frescos e doces. Eles apresentam aromas doces, frutados e amadeirados. A principal uva utilizada é a Syrah, caracterizada por um alto teor de compostos fenólicos e estabilidade de cor, além de manter boas características sensoriais após envelhecimento em garrafa.

Viticultura Tradicional

Regiões Vinícolas Brasileiras

A viticultura tradicional acontece no Sul do Brasil, onde fica o Planalto Catarinense,  uma região vitivinícola relativamente nova situada em um planalto elevado. Outra região é Campos de Cima da Serra no RS, que produz tintos elegantes, brancos aromáticos e espumantes.

Mas a região vinícola mais importante do sul do Brasil é a Serra Gaúcha, responsável por 80% de toda a vinificação do país. Também conhecida como a capital brasileira do vinho, a Serra Gaúcha é a primeira denominação oficial de vinhos do país – o Vale dos Vinhedos. Cercada por montanhas e um clima oceânico, essa região produz vinhos tintos, brancos e espumantes deslumbrantes. As principais uvas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Chardonnay, Semillon e Sauvignon Blanc.

Viticultura Tropical

A viticultura tropical tem sido produzida no Vale do rio do São Francisco, região semiárida entre os estados de Pernambuco e Bahia, aproximadamente 9 graus ao sul da linha do Equador.

Considerando que a maioria dos vinhedos do mundo fica em zonas de clima temperado entre os paralelos 30º e 50º em ambos os hemisférios, parece que esta região vinícola desafia as teorias da natureza e do vinho. 

Como então os enólogos do Vale do São Francisco estão gerenciando esse cenário?

Em tese, a região semi-árida, quente e seca não é ideal para a viticultura. Mas eles estão conseguindo resultados graças ao sistema de irrigação adaptado para coletar água do rio São Francisco e compensar o calor de uma temperatura média de 26ºC. Com isso, os produtores transformam aquela região vinícola improvável em uma área conhecida por produzir em toda sua safra, 65% espumantes, 34% tintos e 1% brancos com uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Grenache, Tempranillo, Touriga Nacional, Chenin Blanc e Italiano Mascate.

Na próxima vez que você comprar vinhos brasileiros, lembre-se que há 3 regiões vinícolas brasileiras para escolher.

Escute a este e outros Originais GA exclusivos no Spotify 😉

Você gostou deste artigo?

Espero que este artigo tenha ajudado você a conhecer melhor sobre as Regiões Vinícolas Brasileiras. Para saber mais, dê uma olhada em Como É Produzido O Vinho Tinto.

Escreva um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Ajude a nossa comunidade crescer, seguindo nossas redes sociais no SpotifyInstagramFacebookYoutube e Tiktok e fique por dentro das novidades do mundo da Gastronomia.

Não esqueça de usar a nossa hashtag #gastrovinoacademy

Cheers 🍷

curso de vinho
SAIBA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
GastroVino Academy © Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Close

Pegue Nosso FREE Ebook As Principais Uvas Para Vinhos

Este guia gratuito ajudará você a iniciar sua jornada pelo universo do vinho e entender melhor a origem de cada uva.